Alunos do curso de enfermagem diurno visitam Museu da Loucura em Barbacena

Os alunos do curso de enfermagem do Colégio Politécnico Pio XII visitaram nesta quarta-feira, 9, o Museu da Loucura em Barbacena, cerca de 100km de Juiz de Fora.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a história do primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais. O espaço oferece um espaço para discussão e reflexão acerca das atuais diretrizes no campo da saúde mental. O acervo do museu é composto por textos, fotografias, documentos, equipamentos, objetos e instrumentação cirúrgica que relatam a história do tratamento ao portador de sofrimento mental.

De acordo com o professor que organizou o passeio, Dionatha Cristian Cordeiro, essa interação contribui e muito na formação profissional dos estudantes da área da saúde. “O presente evento teve como finalidade congregar a História da saúde mental a categoria da enfermagem, divulgando assim a história da saúde mental em nosso Estado, com isto algumas abordagens foram feitas referente às atividades daquela época, bem como também era feito os procedimentos e como se entendia a doença mental daquela época, juntamente com alguns problemas enfrentados naquele período estendendo-se assim até as suas práticas que eram muitas vezes abusivas”, explicou.

Os alunos tiveram uma integração muito positiva no transcorrer de todo o evento, pois, puderam então entender algumas proposições explicitadas durante a visita. “Os alunos conseguiram entender como era a assistência à saúde dos pacientes psiquiátricos daquela época e também da nossa atualidade, além de estabelecer preceitos de aprendizado sobre a temática abordada, sabendo-se assim que muitos nem sempre estão conscientes dos limites de suas ações no decorrer de sua profissão”, ressaltou.

A visita fez parte da Semana de Enfermagem organizada pela equipe diurna do curso de enfermagem do Colégio Pio XII.