Blog

Alunos de Contabilidade montam empresa como trabalho de conclusão de curso

Alunos do curso de Contabilidade do Colégio Pio XII organizam na última semana uma mostra simulando os afazeres de uma empresa contábil atuante no mercado de trabalho. O trabalho contou com 13 alunos do último módulo de contabilidade, e a apresentação foi avaliada como trabalho final da disciplina.

Os professores da especialização deram todo o amparo aos estudantes, e assistiram a apresentação do escritório da empresa Simplifica Contábil. Os alunos preparam uma sala com divisórias para cada setor, utilizaram recursos próprios para impressões de panfletos sobre a empresa, além de estarem uniformizados e organizados para a apresentação.

De acordo com o professor coordenador do curso, Carlos Augusto de Moura Santos, a experiência conta muito para o desenvolvimento dos alunos. “Os estudantes utilizaram a oportunidade para montar e trabalhar em diversos setores da área contábil, sendo as áreas fiscais, relações humanas, e departamentos contábeis. Os alunos colocaram em exercício as áreas das quais vão trabalhar no futuro”, afirmou.

Toda a organização foi acompanhada de perto pelos professores do curso de contabilidade, que afirmaram estarem surpresos com a qualidade e emprenho destes alunos. “Foi uma mostra incrível, colocaram em prática toda a teoria aplicada nas aulas, assim, como simularam uma empresa em ascensão, com 50 clientes. O debate dos alunos com os professores também foi fundamental para expor dúvidas, avaliar sobre as criticas e orientações”, ressaltou Carlos.

Evandro Ventura dos Reis foi o aluno que atuou como sócio da empresa simulada. De acordo com ele a oportunidade foi gratificante. “Esse momento para mim foi de grande realização, pois, tivemos a oportunidade de revelar tudo o que temos aprendido nesses 12 meses de curso. É importante ressaltar que tivemos dificuldades e cada um participou de acordo com suas limitações, e nos surpreendemos com o resultado e maturidade do trabalho final”, afirmou.

A empresa dividiu setores na direção, recepção, departamento de RH, departamento contábil, departamento fiscal, arquivo e um office-boy. Foi uma empresa formada de modo simples, com o slogan: – Trazendo simplicidade para sua empresa -. Na tese, a empresa assessorava 50 clientes, onde expuseram como atendiam essas pessoas, trabalhando, calculando as tributações, impostos, emitindo guias e notas fiscais, além da produção dos lerites, folha de ponto, pró-labores, e etc.

Conforme o relato do aluno Evandro Ventura, o curso técnico proporciona inserir o estudante no mercado de trabalho independente da idade. “Sempre tive um sonho de estudar e me aprofundar em um curso técnico para que eu tivesse uma formação mais qualificada, tendo em vista, que quando mais novo não pude me dedicar tanto aos estudos. Hoje, esse sonho se realiza apresentando este trabalho e colocando em treinamento toda a prática. Os professores são ótimos, e sempre me apoiaram mostrando o quão importante é estudar e buscar com determinação a qualificação profissional”, relembrou.

Para o coordenador este trabalho foi inovador. “Foi uma tarefas diferenciada, pensaram até na contribuição com o meio ambiente, utilizando lixeiras para coleta seletiva da empresa. Tenho certeza que cada um cresceu com esses aprendizados, só tenho que parabenizar pela determinação e pelo trabalho apresentado por esses futuros contadores”, finalizou Carlos Augusto.

Fonte: Jéssica Pereira

Deixe um comentário

Ajuda? Converse conosco