Blog

Dia da escola

A importância da escola e seu lugar na construção humana. Cada um de nós traz consigo a representação do que é uma escola, através de todas as experiências vivenciadas dentro deste universo, e de uma maneira a homenagear, a escola também tem a sua data de comemoração.

 

 

Muita gente pode pensar que a escola não merece essa homenagem, por considerá-la um ambiente chato, onde se tem de ir por obrigação, com hora marcada de entrada e de saída, e se esforçar para aprender muita coisa. Até certo ponto, isso pode ser verdade, mas há outra maneira de encarar a questão. Obrigações, de maneira geral, fazem parte da vida e todos têm de se acostumar a elas. E os horários determinados também vão existir fora da escola, no mundo do emprego e do trabalho. Por isso, a rotina que a escola estabelece não deixa de ser também um treinamento para a vida adulta, como afirma a psicóloga Nayara Santos.

“O esforço para o aprendizado, por incrível que pareça, ele também tem seus pontos positivos, quando se considera que aprender algo inédito pode ser uma espécie de desafio para a inteligência de cada um. Requer paciência, mas o tipo de escola e formação com professores de qualidade interferem e muito na carreira de um aluno, porque cada convivência escolar contrapõe no futuro de cada aluno, não importa de qual idade. Quem não se lembra de momentos dentro da escola? – o primeiro aprendizado, a primeira dificuldade, a primeira nova vermelha, entre outros, tudo isso faz parte do desenvolvimento pessoa de cada um”, ressaltou.

A aluna do Colégio Politécnico Pio XII, Ariaine Mariano, também concorda com as práticas exercidas no ambiente escolar. “Tem partes chatas, mas, outras muito relevantes. Meu colégio, por exemplo, tem um ambiente super agradável, os funcionários são atenciosos e solícitos, assim como os professores. Adoro as aulas de português, mas odeio as de matemática, mas uma não funciona sem a outra, tem que aprender tudo, afinal, são ensinamentos para o futuro tanto profissional quanto pessoal”, afirmou.

De acordo com a aluna que está no terceiro ano do ensino médio, o ambiente escolar influencia e muito no rendimento escolar. “Estou aqui no Pio XII a três anos e senti muita diferença da minha antiga escola para a atual, o material didático é bem melhor e as aulas mais explicativas”, recomendou.

Ex-aluno e professor de Sociologia Leonardo Vargas, leciona na instituição a 20 anos, e também concorda com a excelência do bom aprendizado no desenvolvimento de um aluno. “Estudei aqui mesmo no Pio XII, e sei muito bem a importância que foi para a pessoa que me formei para hoje. Fiz o ensino médio e o técnico de informática ao mesmo tempo, e antes mesmo de completar 18 anos, consegui uma vaga de monitor e tive meu primeiro registro profissional. Não há reconhecimento maior que a gratidão para reconhecer o valor da escola, em especial, o colégio Pio XII”, afirmou.

Para a Diretora geral do Colégio Politécnico Pio XII, Dr. Jane Aragão, não há reconhecimento melhor que proporcionar uma carreira estudantil de qualidade para seus alunos. “São 48 anos de escola, formando muita gente de bem para serem pessoas com o futuro promissor. É um orgulho trabalhar aqui e fazer desta escola a segunda a casa desses alunos, para isso é preciso muito trabalho, muita amizade e carinho. Já tivemos 4 mil alunos ao mesmo tempo aqui, e demos conta do trabalho, com este diferencial de atenção e cuidado com os alunos”, relembrou.

A instituição foi o primeiro colégio técnico da América do Sul, com excelência em formação do ensino médio com profissionalizantes. “O nosso diferencial é esse, ter uma escola com preocupação com o futuro profissional, por isso, já dando oportunidades de ensinos profissionalizantes, dando oportunidades de começarem a exercer funções em estágios e ao fim do curso conseguir o primeiro emprego. Isso é uma formação com preocupação no futuro dos nossos alunos, para sempre trazer mais conforto e qualidade, temos um sistema informatizado, laboratórios modernos, e um material didático personalizado. A intenção é essa desenvolver e atualizar cada vez mais para poder oferecer as melhores recordações de um aluno dentro da escola”, afirmou.

Fonte: Jéssica Pereira

Deixe um comentário

Ajuda? Converse conosco