A escassez de mão de obra qualificada em diversas áreas não apenas tem aumentado a procura por um curso técnico, como também a diversidade de especializações oferecidas.
À medida que a tecnologia evolui, os sistemas, tarefas e processos mudam, tornando-se crítico para os estudantes atualizarem suas habilidades constantemente.
Um curso de curta duração oferece novas ideias, conhecimentos e competências ao futuro profissional, impulsionando o seu sucesso no mercado de trabalho. Acompanhe a leitura a seguir e conheça algumas vantagens!
Por que fazer um Curso Técnico em 2023?
Há muito tempo, o ensino superior não é o único caminho para o desenvolvimento de uma nova carreira. Hoje, os cursos técnicos qualificam os estudantes em diversas habilidades técnicas, acadêmicas e de empregabilidade.
Independentemente do estudante desejar seguir para uma faculdade ou para um emprego, esse tipo de educação o ajudará a se preparar para o futuro. Um futuro em que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, competitivo e mutável.
Uma certificação técnica é um grande chamariz para qualquer currículo. Os cursos técnicos têm duração média de 1 ano e meio, o que garante um acesso mais rápido a um diploma em diversas áreas que apresentam carência de profissionais.
É o caso das áreas relacionadas a tecnologias da informação, por exemplo. Em alta no mercado mesmo durante períodos de crise, o setor ainda sofre com a falta de profissionais especializados para preencher as vagas da área.
Geralmente, os cursos técnicos apresentam mensalidades até 4 vezes mais baratas, se comparados a uma graduação formal. Dessa forma, esse tipo de ensino é uma alternativa para quem não tem muito dinheiro para bancar os estudos.
A educação técnica também pode ser realizada durante o ensino médio ou logo após a sua conclusão. Com isso, quem busca um curso técnico, demonstra que se preocupa com a sua carreira, estando disposto a gastar tempo, dinheiro e esforço para maximizar os seus conhecimentos, habilidades e competências.
Com esse cenário, confira, a seguir, as cinco vantagens de optar por fazer cursos técnicos.
1. Agiliza a entrada no mercado de trabalho
Os cursos técnicos são uma excelente oportunidade para que os jovens busquem o primeiro emprego. Com uma qualificação técnica, é mais provável que o estudante comece a trabalhar mais cedo.
O mundo acelerado tem exigido trabalhadores constantemente atualizados com o que é mais novo em tecnologia e habilidades técnicas.
Em vez de passar vários anos estudando, os cursos técnicos de curta duração oferecem a oportunidade de atualizar suas competências em uma fração de tempo, mantendo-se relevantes no mercado de trabalho.
Para aqueles que já estão empregados, essa modalidade de ensino também pode servir como uma oportunidade de recolocação.
Ela pode ser a chave para abrir novas perspectivas de emprego, promoções ou novos empreendimentos de carreira. Ou seja, profissionais qualificados têm grande poder de barganha em potenciais entrevistas de emprego.
2. Demanda um baixo investimento
A educação técnica é uma alternativa mais fácil, rápida e barata, que proporciona aos estudantes as habilidades práticas e os conhecimentos específicos que eles precisam para crescer profissionalmente, independente da área de atuação escolhida.
Existe ainda a possibilidade de fazer cursos técnicos gratuitos, em instituições que mantêm parcerias com empresas que demandam profissionais, aumentando as chances de contratação ao final dos estudos.
Desta maneira, ao pesquisar quais habilidades profissionais estão sendo exigidas pelo mercado, os jovens podem iniciar um curso técnico, fazendo um pequeno investimento, tanto de tempo quanto dinheiro, com a garantia que ele não ficará desempregado quando conquistar o diploma.
3. Possibilita um contato direto com a prática profissional
Apesar da curta duração, o ensino técnico inclui uma variedade de experiências práticas, sem deixar de lado o conhecimento teórico.
Essa capacidade de simular o que ocorre na rotina de trabalho permite que o profissional esteja mais preparado para desenvolver sua carreira dentro de uma organização.
Esse tipo de certificação fornece não apenas o “quê” e o “como”, mas também o “porquê” das coisas. É este “porquê” que ajuda o aluno a ter informações imprescindíveis sobre o raciocínio por trás da atuação profissional.
O mesmo vale para os cursos técnicos tecnológicos. Com o desenvolvimento constante da tecnologia, existe o potencial de que a seleção para novos empregos se torne cada vez mais exigente.
Ter uma compreensão prática das bases tecnológicas fornece um suporte para uma compreensão mais profunda dessas novas tecnologias, à medida que elas se tornam mais complexas.
Existe ainda a oportunidade do estudante fazer estágio durante o curso técnico, aumentando sua experiência em trabalhar na área pretendida. Esse contato permitirá que ele entenda melhor o campo de atuação e suas diversas oportunidades.
4. Aumenta as chances de passar em um concurso
Nos últimos anos, tem crescido o número de concursos públicos com vagas específicas para quem tem uma formação técnica. Assim, fazer um curso técnico tem sido uma boa estratégia, pois os salários são melhores e aumentam as chances de conseguir um bom emprego.
De olho na estabilidade dos cargos concursados, muitos estudantes têm mirado em cursos técnicos para alcançar mais rapidamente vagas nas esferas municipais, estaduais e federais.
Muitos editais definem grupos de cursos aos quais as vagas são destinadas, separando os concurseiros de nível médio daqueles de nível técnico.
Um aluno com formação técnica estará mais preparado do que concorrentes do nível médio, não apenas nas disciplinas mais genéricas, mas principalmente nas áreas de formação específica.
5. Prepara para uma futura graduação
A educação técnica pode ainda ser uma alternativa para quem pretende explorar melhor uma área profissional antes de optar por um curso de maior duração.
O certificado técnico e um emprego promissor podem fornecer a motivação necessária para o aluno reservar o tempo e a energia necessários para futuramente dar continuidade aos estudos por meio de uma graduação.
Além disso, o conhecimento adquirido no curso técnico não se perde. Ele pode servir como base para uma determinada profissão, estimulando o estudante a buscar uma educação continuada em uma faculdade, para manter sua certificação e crescimento profissional.
Quando os alunos já estão inseridos no ambiente de trabalho, não é de se admirar que eles tendem a obter melhores resultados acadêmicos, aumentando as chances de ganhar salários mais elevados.
Dessa maneira, os cursos técnicos ainbda são muito populares e vantajosos para quem quer ter sucesso profissional.
Fonte: impacta.com.br