Técnico em Segurança do Trabalho

O Colégio Pio XII pretende ofertar o Curso Técnico em Segurança do Trabalho na modalidade de educação a distância, mantendo-se a mesma qualidade do curso presencial, formando profissionais aptos à atuar no levantamento das condições ambientais identificando seus riscos e gravidade desenvolvendo projetos para sua neutralidade, analisar as causas dos acidentes de trabalho e suas consequências.

Além das investigações e inspeções de segurança, planejar e executar as campanhas prevencionistas sobre segurança do trabalho, analisar junto à CIPA o mapeamento de risco dando soluções para os casos encontrados, avaliar o desempenho dos empregados e da eventual necessidade de treinamento ou outro tipo de instrução, desenvolver o mapeamento estatístico da taxa de frequência e gravidade, interpretar projetos de edificações, de combate a incêndio e desenhos de máquinas e equipamentos em geral.

Apresentação

O Técnico de Segurança do Trabalho encontra ampla inserção no mercado, podendo compartilhar equipe multidisciplinar voltada à promoção da segurança e saúde nos ambientes de trabalho, participando ativamente do controle e diminuição de fatores de riscos que possam comprometer a saúde e a produtividade. Para atingir esse objetivo, é necessária uma formação profissional sólida e qualificada. Os Técnicos em Segurança do Trabalho devem adquirir e desenvolver no curso conhecimentos e habilidades relacionados à produção de bens e serviços, além de vislumbrar o trabalho como princípio educativo, associado às ideias de autonomia e autovalorização.

Perfil Profissional

Conforme Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, o Técnico em Segurança do Trabalho, analisa os métodos e os processos laborais, identifica fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de trabalho e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador, realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos, elabora procedimentos de acordo com a natureza da empresa, promove programas, eventos e capacitações, divulga normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional, indica, solicita e inspeciona equipamentos de proteção coletiva e individual contra incêndio, levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas, produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.

Área de Atuação:

  • Atuar em levantamento das condições ambientais identificando seus riscos e gravidade desenvolvendo projetos para sua neutralidade;
  • Analisar as causas dos acidentes de trabalho e suas consequências, além das investigações e inspeções de segurança;
  • Planejar e executar as campanhas prevencionistas sobre segurança do trabalho.
  • Analisar junto à CIPA o mapeamento de risco dando soluções para os casos encontrados;
  • Avaliação do desempenho dos empregados e da eventual necessidade de treinamento ou outro tipo de instrução;
  • Executar o mapeamento estatístico da taxa de frequência e gravidade;
  • Orientar ações prevencionistas com base na Legislação e Normas Regulamentares pertinentes à Segurança e Medicina do Trabalho;
  • Interpretar projetos de edificações, de combate a incêndio e desenhos de máquinas e equipamentos em geral.

Metodologia de ensino

Para os cursos Técnicos EaD, o ensino será desenvolvido em:

Estudos Presenciais: São aulas que constam de práticas em laboratórios, revisão dos conteúdos estudados no Ambiente Virtual de Aprendizagem, atividades avaliativas, estudos de casos, exercícios e avaliações da aprendizagem, orientados pelo Professor-Tutor Presencial de cada componente curricular.

Os calendários, contendo as datas das aulas presenciais, serão divulgados com antecedência para a comunidade estudantil-EaD.

 

Objetivos importantes das aulas presenciais:

a) ampliar e aprofundar os temas em estudo;

b) oportunizar a troca de experiências entre os participantes;

c) realização de práticas em laboratórios e oficinas;

d) aprofundar a observação como processo avaliativo.

 

Estudos Online: São estudos realizados pelo aluno durante a semana, em horário de sua livre escolha ou em horário previamente agendado quando se tratar das atividades síncronas, como webconferências e chats.

Durante os estudos online o aluno poderá tirar dúvidas com o Professor-Tutor online, desenvolver trabalhos individuais, participar de fóruns de debate, de chats, realizar atividades de pesquisa e consultar material didático da disciplina e material complementar disponibilizado pelo Professor-Autor.

Organização Curricular

O Curso Técnico em Segurança do Trabalho, eixo tecnológico: Segurança, encontra-se estruturado em 03 (três) módulos semestrais, que poderão coincidir ou não com o ano civil, num total de 1200 horas de formação teórico-prática, além de 200 horas destinadas ao estágio supervisionado.

Plano Curricular

Certificado

Tão importante quanto escolher sua profissão é verificar se o curso pelo qual você optou é reconhecido pelo MEC. Nós possuímos mais de 50 anos de experiência em Ensino Técnico, nossa certificação é segura, onde cada certificado técnico possui código de registro único e intransferível, possibilitando sua conferência de legalidade, possuindo rastreabilidade nacional através do site http://sistec.mec.gov.br

 

Duração total do curso: 3 semestres.

Valor da matrícula: R$120,00

Valor da mensalidade:R$120,00

Inicio das aulas: 10 de agosto de 2020

Ementa vazia

0.00 average based on 0 ratings

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%
Ajuda? Converse conosco