Blog

Saiba como desenvolver um perfil proativo

Vamos começar explicando o significado da palavra Proativo.

Proativo é um adjetivo da língua portuguesa que define alguém que age antecipadamente, evitando ou resolvendo situações e problemas futuros.

O ato de uma pessoa proativa, chamado de proatividade, é uma das grandes qualidades que várias empresas e instituições buscam na personalidade de um indivíduo na hora da contratação para um trabalho, por exemplo. É por este motivo, que fazemos a indagação: Você se considera uma pessoa proativa?

Independente de sua resposta estamos aqui para te ajudar a perceber essas qualidades em você, ou aprender um pouco sobre cada uma afim de desenvolvê-las, afinal, como já dito, os recrutadores de muitas empresas a tem como quesito básico na hora de avaliar se um candidato está apto aos futuros desafios que a empresa o apresentará.

Cinco atitudes de quem tem proatividade:

  • Capacidade de perceber um problema antes que ele aconteça

Podemos classificar essa atitude como a mais importante, dentre as que um proativo pode ter. Se uma pessoa for observadora ela pode desenvolver a habilidade de perceber a probabilidade do surgimento de um problema antes mesmo que ele aconteça.

A habilidade de perceber um possível problema antes que ele ocorra pode até mesmo evitar que a situação chegue a acontecer, já que pode ser possível tomar medidas para evitá-la.

  • Concentração na solução do problema

Outra atitude de quem tem proatividade é a capacidade de ter concentração no que é necessário fazer para agir e resolver o problema.

Para a pessoa proativa, mais importante do que entender por qual motivo algo aconteceu, é tomar as atitudes necessárias para resolver a situação.

Em geral as pessoas proativas não costumam usar o seu tempo para fazer lamentações ou reclamações que na prática não vão ajudá-la a resolver a situação. Elas conseguem ser bastante práticas para decidir quais são as atitudes necessárias para agir o mais rápido possível.

  • Planejar as atitudes necessárias

As pessoas proativas costumam ter excelente capacidade de organização e de planejamento de ações. Quem é proativo consegue organizar tanto os pensamentos como as atitudes que são necessárias para resolver uma determinada situação.

A capacidade de criar um plano de ação com as atitudes que devem ser tomadas para resolver um problema é fundamental para garantir que a ação tenha resultados rápidos e eficientes na solução do problema.

As pessoas que têm proatividade planejam suas atitudes com base no resultado que querem obter: a solução do problema.

  • Dar prioridade ao que é mais importante

Normalmente uma pessoa proativa consegue definir uma lista de ordem de prioridades. Os proativos têm o hábito de desenvolver algum modo de organização de tarefas em que as atividades que devem ser feitas são classificadas por importância ou prioridade.

As metas mais importantes devem sempre ser cumpridas primeiro. Logo depois deve-se começar a executar as outras tarefas.

Os proativos sabem que é importante agir para evitar que tarefas que devem ser cumpridas fiquem acumuladas.

  • Não acumular tarefas

Outra atitude que é comum às pessoas proativas é o hábito de não acumular uma imensa lista de tarefas, principalmente se são atividades que obrigatoriamente deverão ser feitas em algum momento.

O hábito de não deixar para cumprir obrigações em outro momento é muito importante para a organização e rendimento do tempo.

Não acumular tarefas que precisarão ser feitas é uma forma de “ganhar tempo” e evitar a situação estressante de ter que cumprir uma longa lista de tarefas acumuladas.

Deixe uma resposta

Ajuda? Converse conosco