Blog

Inscrições abertas para Congresso de Trauma e Emergência

A Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (Late) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, de 19 a 21 de outubro, o 15º Congresso de Trauma e Emergência da Zona da Mata Mineira. O evento é aberto ao público em geral e especialmente voltado para acadêmicos de Medicina e Enfermagem, técnicos de Enfermagem, médicos e enfermeiros, além de outros profissionais de Atendimento Pré-hospitalar (APH), como condutores socorristas e bombeiros.

Evento, em outubro, reúne cursos, palestras e aulas práticas com socorristas do Samu (Foto: Liga Acadêmica de Trauma e Emergência da UFJF)

O evento busca discutir temas relacionados ao APH, Trauma e Emergência, sendo a primeira edição presencial após a pandemia de Covid-19. A programação conta com cursos pré-congresso, workshop, apresentação de trabalhos científicos e palestras. Dentre as atividades previstas, está a participação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Samu Cisdeste), com a realização, na Praça Cívica da UFJF, de um treinamento prático em estações como “Atendimento inicial ao paciente politraumatizado”, “Retirada de capacete e imobilização em prancha rígida”, “Manejo de via aérea no APH” e “Colisão veicular com extricação em KED e Raltek”.

De acordo com o presidente da Liga, Yuli Mendes, a Late está comemorando 20 anos da sua fundação e, para celebrar o momento, o Congresso conta com a presença, como palestrante, de um dos membros fundadores da Liga, o médico nefrologista, Gustavo Ferreira da Mata, graduado pela UFJF, que atua hoje no Hospital Universitário (HU-Ebserh-UFJF) e é professor do Programa de Pós-Graduação em Urgência e Emergência do Hospital Israelita Albert Einsten, de São Paulo.

“Os participantes têm a oportunidade de aprender mais sobre a temática de Trauma, Urgência e Emergência, inclusive, com treinamentos práticos. Além disso, os alunos realizam estágio prático no Samu Cisdeste, órgão público apoiador da Liga e do evento, com o qual mantemos um vínculo de mais de 10 anos”, ressalta Mendes.

A novidade deste ano são os cursos pré-congressos. As aulas práticas acontecem nos dias 17 e 18 de outubro, no auditório da Faculdade de Medicina da UFJF. Os participantes recebem certificado pela participação. Os cursos são abertos a todos os interessados pela temática.

A submissão de trabalhos científicos pode ser feita até 30 de setembro. Os trabalhos aprovados são apresentados durante o evento, com emissão de certificado e publicação na Revista Médica de Minas Gerais.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através deste link. Os cursos pré-congresso e o Workshop do Trauma têm vagas limitadas e são cobrados à parte.

Programação
17 de outubro de 2023: Suporte Básico de Vida e introdução ao Suporte Avançado com manejo de Via aérea, ministrado pela Medcall. Local: Famed UFJF

18 de outubro de 2023: Emergências cardiológicas: Bradi e taquiarritmias e terapia elétrica, ministrado pela Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti). Local: Famed UFJF

19 de outubro de 2023: Workshop do Trauma. Local: Praça Cívica da UFJF

20 de outubro de 2023: Apresentação de Trabalhos Científicos (turno da manhã) e Palestras (turno da tarde). Local: Premier Parc Hotel

21 de outubro de 2023: Palestras (turno da manhã e da tarde). Local: Premier Parc Hotel

Ajuda? Converse conosco