Blog

Inscrições para o Pism vão até 13 de setembro

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com as inscrições abertas para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e para o Vestibular de Música. A instituição oferece 2.303 vagas em 76 cursos de graduação, sendo 1.903 para o campus Juiz de Fora e 400 para Governador Valadares. As vagas são distribuídas de acordo com o sistema de cotas e podem ter entrada no primeiro e/ou no segundo semestre de 2024.

Edital completo do Pism

Edital completo Vestibular de Música

Edital Ilustrado Pism 

Edital em Libras Pism

As inscrições para os módulos I (triênio 2023-2025), II (triênio 2022-2024) e III (triênio 2021-2023) devem ser feitas até às 18h do dia 13 de setembro, exclusivamente on-line, na Área do Candidato.

O programa, que prevê provas ao final de cada ano do Ensino Médio, será aplicado nos dias 9 e 10 de dezembro de 2023 para os candidatos de todos os módulos, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. As informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no edital.

O candidato deve acessar a Área do Candidato, realizar a inscrição e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa no valor de R$150. O pagamento deve ser feito até as 18h do dia 14 de setembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil, respeitados os horários de compensação bancária.

Inscrições somente on-line

Para o Pism 2024, todas as etapas do processo de inscrição e o acompanhamento dos resultados das solicitações, como isenção da taxa de inscrição e atendimento especializado, são realizados exclusivamente por meio da plataforma online.

O formulário de inscrição eletrônico possibilita o anexo de documentos digitalizados necessários para esses tipos de requisição, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado de confissão religiosa.

Atendimento especial e uso do nome social

Os candidatos que necessitam de atendimento especial ou desejam utilizar o nome social para realizar as provas devem fazer o pedido no momento da inscrição, anexando documentos digitalizados exigidos no edital. Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios.

Candidatos que se sentirem impedidos de fazer a prova antes do pôr do sol do sábado, por motivos religiosos, devem anexar cópia digital de atestado comprobatório da confissão religiosa, emitido pelo representante qualificado de sua comunidade religiosa.

O prazo para solicitação do atendimento especial vai até às 18h de 13 de setembro de 2023.

Gratuidade da taxa de inscrição

Estudantes que estão cursando o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada, bem como aqueles inscritos no Cadastro Único que solicitaram isenção da taxa de inscrição, devem verificar o resultado da sua solicitação a partir das 15h do dia 28 de agosto, na Área do Candidato. Aqueles que não forem contemplados, podem entrar com recurso no dia 29, entre 9h e 16h. O resultado do recurso estará disponível em 4 de setembro.
Caso o estudante não consiga a isenção da taxa de inscrição, o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$150, deve ser feito até 14 de setembro, exclusivamente, no Banco do Brasil, considerando o prazo de compensação bancária.

Comprovante definitivo de inscrição

O comprovante definitivo de inscrição deve ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir de 6 de novembro de 2023 até somente as 12h do último dia de provas. A UFJF não enviará o documento pelos Correios, nem o entregará pessoalmente.

Habilidade específica

Os candidatos ao curso de Música devem fazer provas de habilidade específica, de 2 a 4 de outubro, de maneira remota e presencial. A avaliação é eliminatória e consiste em duas etapas: prática musical e teórica com percepção musical. Outras informações sobre conteúdo programático podem ser encontradas no próprio edital, nos anexos III, IV, V, VI, VII e VIII.

Leia mais sobre o teste de habilidade específica para os cursos de Música, aplicado no módulo III do Pism e no Vestibular de Música.

Resultados

A previsão é de que as notas das provas do Módulo III do Pism sejam divulgadas no dia 31 de janeiro de 2024. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 28 de fevereiro. As notas das provas dos Módulos I e II devem ser divulgadas no dia 22 de março de 2024, sendo o resultado final publicado em 5 de abril de 2024.

Edital completo do Pism

Edital completo Vestibular de Música

Edital Ilustrado Pism 

Edital em Libras Pism

Ajuda? Converse conosco