Blog

Técnicas de redação: dicas e importância de escrever bem

Vai fazer o Enem ou vestibular e precisa ficar por dentro das técnicas de redação? Então, você chegou ao lugar certo!

Neste artigo, explicaremos a importância de aplicar corretamente as regras de redação de acordo com o gênero textual, além de dar dicas para aprimorar a sua escrita. Sabemos que você está ansioso para descobrir tudo isso. Então, sem mais delongas, vamos ao conteúdo.

Qual a importância de escrever bem?

A boa comunicação é essencial na vida de qualquer pessoa. Quanto mais eficiente for essa comunicação, mais produtivos serão os relacionamentos.

A fala, como você já deve saber, não é o único meio de promover a comunicação. Ela também acontece por meio de gestos, sinais, expressões faciais e pela escrita.

Inclusive, quando falamos de escrita, o assunto fica ainda mais sério. Isso porque, se colocarmos uma vírgula errada em uma frase, a compreensão pode ficar comprometida.

Quer ver um exemplo de como uma escrita equivocada pode causar confusão?

  • Frase 1: Estou vendendo, meu filho não usa mais.
  • Frase 2: Estou vendendo meu filho, não usa mais.

Percebeu a diferença? Na segunda sentença, a mãe coloca, sem querer, o filho à venda.

Agora, imagine essa mesma situação em uma redação de Enem ou Vestibular? Imagine perder pontos porque a sua escrita confundiu o avaliador?

Por essa razão, dominar as técnicas de redação é fundamental.

🔵 Leia também: Como é a correção da redação do enem? E quem são os corretores?

Como fazer uma boa redação?

Como você viu, fazer um bom texto exige o conhecimento dos tipos de redação existentes e o domínio das técnicas necessárias para escrever cada uma delas. Isso porque cada gênero textual tem suas próprias regras.

Nos vestibulares e no Enem, o texto dissertativo-argumentativo é o mais pedido.

Neste formato, o texto deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, é preciso discorrer sobre um tema e apresentar uma proposta de intervenção, deixando claro seu ponto de vista e comprovando-o com argumentos, como fatos, dados, citações e outros.

Assim, apenas respeitar a estrutura e aplicar corretamente a língua portuguesa não basta. É preciso também demonstrar seus conhecimentos acerca do assunto e, sobretudo, coerência sobre o que é apresentado e defendido.

Por isso é que, para fazer uma boa redação, várias habilidades são colocadas em xeque. Mas, tenha calma. Não precisa se desesperar. Com algumas práticas, você será capaz de fazer uma redação que receberá uma boa nota.

 

Técnicas de redação para escrever bem sempre

Agora, sim, chegamos ao tão esperado tópico. Então, preste atenção e tome nota das técnicas de redação que serão mostradas a seguir:

1. Desenvolva o hábito da leitura

Como visto, alguns formatos de redação precisam de argumentos. Ou seja, é preciso ter informações que atestem e sustentem a sua tese. Para isso, não tem jeito, será preciso ler bastante e estar sempre bem informado.

A leitura também é uma estratégia para escrever bem porque estimula o cérebro, ajudando na compreensão e organização do raciocínio. Ela amplia o vocabulário e permite com que a grafia das palavras seja assimilada mais facilmente.

2. Crie uma linha de argumentação

Olha os argumentos aqui outra vez. Pois bem. Você precisará deles. Não dá para fugir.

Mas o que é importante ter em mente também é que não basta jogá-los no texto de qualquer forma. Eles precisam ser coerentes com a sua opinião. Dessa forma, é trivial criar uma linha de argumentação, com aspetos que, realmente, afirmem a sua tese.

3. Preste atenção à estrutura do texto

Como dissemos, cada gênero textual tem suas particularidades.

A dissertação, por exemplo, precisa ser escrita seguindo a ordem: introdução, desenvolvimento e conclusão. Você deve, portanto, ficar atento à estrutura do texto e respeitá-la.

4. Utilize informações confiáveis

Ao apresentar seus argumentos, tenha o cuidado de fazer uma boa seleção. Prefira utilizar dados de fontes responsáveis e de fácil comprovação, como órgãos governamentais, empresas de pesquisa e veículos de comunicação.

5. Não fuja do tema

Embora não fugir do tema seja básico, o que vale de dica aqui é se certificar de que o tema da redação foi compreendido.

O Enem, por exemplo, costuma cobrar temas, muitas vezes, complexos. Ou seja, se você não se atentar ao enunciado, pode correr o risco de ir por um caminho diferente do que é esperado.

6. Pratique bastante

Leve isso como um mantra e treine muito. A escrita é uma habilidade que precisa ser aprimorada.

Quanto mais você pratica, melhor fica a sua redação. Por isso, inclua na sua rotina algum tempo para se dedicar à escrita. E nas tarefas do dia a dia, como se comunicar com um amigo, por exemplo, prefira desempenhá-las escrevendo.

Dessa forma, você também acaba exercitando a atividade.

7. Utilize técnicas para a produção de textos argumentativos

Na hora de levantar e organizar os seus argumentos, vale recorrer a algumas técnicas.

A primeira delas, de argumentos favoráveis e contrários, consiste em encontrar e apresentar aqueles que confirmam a sua tese e os que são opostos e, por essa razão, você não os defende.

A outra técnica é a de causa e consequência. Neste caso, seus argumentos devem considerar os porquês e os efeitos deles.

8. Domine a redação do parágrafo

Os parágrafos compõem o texto, são formados por uma ideia central e outras secundárias, além de uma conclusão opcional. Ao escrevê-los, certifique-se de que seguem um raciocínio lógico.

Entre um parágrafo e outro, também deve haver relação entre os assuntos. Para facilitar essa conexão, faça uso de conectivos como: dessa forma, além disso, assim, pois e outros.

9. Aperfeiçoe sua produção textual

Qual é o melhor jeito de aperfeiçoar a produção textual? Treinando!

Para isso, você pode usar temas de redações anteriores do Enem, e escrever as suas. Lembre-se sempre de estruturar o texto conforme requer o gênero dissertativo-argumentativo.

10. Faça exercícios de pontuação e acentuação gráfica

Muitas pessoas sofrem para fazer o uso correto das vírgulas e outras pontuações.

A acentuação gráfica também é outro aspecto que nem sempre é aplicado adequadamente. Para evitar cometer deslizes quanto a isso, vale investir em exercícios para praticar e assimilar de uma vez por todas o conteúdo.

11. Atente-se aos principais problemas em textos argumentativos

Assim como é fundamental saber o que é preciso fazer na redação do Enem, também é importante memorizar o que não pode ser feito. Os principais problemas em textos argumentativos consistem em:

  • fugir do tema proposto;
  • não respeitar a estrutura do gênero textual;
  • não utilizar a norma culta da língua portuguesa;
  • falta de coesão e coerência.

Preste bastante atenção a isso para não errar.

 

Fonte: blogdoead.com.br

Ajuda? Converse conosco