Blog

UFJF e autoridades locais planejam esquemas operacionais para o Pism

Nesta terça-feira, dia 21, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou uma reunião com autoridades locais para coordenar as ações necessárias para a realização do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Nesta edição, o exame registrou um número recorde de inscritos, ultrapassando a marca de 43 mil estudantes, sendo que aproximadamente 23 mil estão inscritos para realizar as provas em Juiz de Fora.

As provas do vestibular seriado estão marcadas para os dias 9 e 10 de dezembro, demandando a implantação de esquemas abrangentes em segurança, tráfego, transporte e atendimento especializado.

A reunião contou com a presença da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), da Diretoria de Imagem Institucional, das coordenações de Vigilância e Transporte, todos da UFJF; além de representantes da Polícia Militar (PM), das secretarias de Mobilidade Urbana (SMU) e de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Campus sede da UFJF

Segundo a Copese, dos mais de 23 mil inscritos em Juiz de Fora, aproximadamente 9 mil realizarão as provas nas instalações da UFJF. Para auxiliar no acesso aos locais de prova, o campus receberá sinalização adequada, e uma equipe de trabalhadores e bolsistas da Diretoria de Imagem Institucional e da equipe de Vigilância estará presente para orientar os candidatos. Eles ficarão uniformizados e espalhados pela Cidade Universitária.

Os atendimentos especiais serão oferecidos nas faculdades de Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Economia. Além disso, a UFJF disponibilizará equipe médica em casos de urgência e também contará com o apoio dos profissionais do Hospital Universitário (HU).

Alterações no trânsito

O trânsito no campus sede da UFJF, em Juiz de Fora, sofrerá alteração. Os ônibus poderão fazer o trajeto normal indo aos locais de prova até o início do Pism. A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) organizará o reforço no transporte coletivo público para atender aos locais de prova, avaliando as condições e demandas não apenas no campus da UFJF, mas também em outras regiões com grande número de candidatos.

O estacionamento de carros será permitido nas áreas da Faculdade de Farmácia, Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia  (Critt), Odontologia, Farmácia e Economia, onde terá atendimento especial. Fiscais, coordenadores e demais trabalhadores no processo terão acesso aos estacionamentos das unidades que atuarão.

Outra alteração envolve a ciclovia no anel viário. Das 10h até o fim das provas, somente veículos oficiais identificados poderão circular. Adicionalmente, as equipes de coordenação de trânsito da UFJF recomendam que os residentes próximos evitem usar a área para lazer e atividades físicas durante os dois dias de exame, devido ao aumento do fluxo de veículos e pessoas, visando garantir a segurança e a eficiência no tráfego relacionado ao Pism.

Representantes da Secretaria de Comunicação da PJF se colocaram à disposição para auxiliar na sinalização da cidade e na divulgação de orientações para minimizar possíveis transtornos, utilizando os canais de comunicação do município.

Segurança

Para garantir a segurança dos estudantes, representantes da Polícia Militar (PM) realizarão apoio nos dois dias de prova, tanto no Anel Viário quanto em outras localidades do município. Em caso de necessidade, a PM estará de prontidão no telefone 190. A organização do Pism também contará com o apoio do Corpo de Bombeiros.

Confira o local de prova com antecedência

Os comprovantes definitivos com os dados dos candidatos, locais e horários das provas estão disponíveis exclusivamente na Área do Candidato. Recomenda-se que os candidatos visitem os locais de prova antecipadamente para evitar imprevistos. Os portões abrirão às 12h e fecharão pontualmente às 13h.

A segurança da UFJF ressalta que os candidatos que desejam visitar os locais de prova no campus durante o final de semana devem comunicar-se com a equipe de segurança ou a coordenação do Pism para liberação dos espaços.

As provas dos módulos I, II e III ocorrerão nas cidades de Governador Valadares, Juiz de Fora, Muriaé, em Minas Gerais, e também em Petrópolis e Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

 

Fonte: Assessoria UFJF

Ajuda? Converse conosco